Uma semana após o início das atividades da Central de Orientações referente à vacinação contra Covid-19, foram contabilizados mais de 500 atendimentos entre linhas telefônicas e whatsapp. A Central de Orientações é uma parceria entre o Centro EnfClin e a Prefeitura Municipal de Santa Maria.

A coordenadora do serviço, enfermeira Dra. Simone Nunes, divulgou as perguntas mais frequentes e suas respostas, em termos gerais:

  • Como devem proceder as empresas de saúde de pequeno porte com número restrito de funcionários para solicitar a imunização?
    O coordenador/responsável técnico da empresa deve enviar um oficio para o e-mail:imunosantamaria@gmail.com justificando a necessidade de receber o lote de imunização.
  • Recebi a vacina estou apresentando reações, quais são as orientações acerca de sintomas comuns?
    Após receber a dose da vacina, é necessário seguir mantendo as medidas de prevenção evitando exposição ao COVID-19. Em relação aos sintomas comuns:

SINOVAC (BUTANTAN): fadiga, febre, mialgia, diarreia, náusea e dor de cabeça

ASTRAZENECA (FIOCRUZ): vomito, endurecimento no local da aplicação.

Ao persistirem os sintomas, a orientação é avisar o setor onde recebeu a vacina. Sendo assim, o responsável fará a notificação para o centro de imunização imunosantamaria@gmail.com.

  • Idosos acamados em domicilio, quando vão receber a vacina?
    Aguardar orientações dos órgãos competentes, pois a previsão varia conforme o número de doses que devem ser recebidas nos próximos dias. Oportunamente, quando as novas doses chegarem, as orientações gerais serão repassadas sobre como receber vacinação em domicilio.
  • Qual o intervalo entre uma dose e outra?

 SINOVAC (BUTANTAN): 30 dias

ASTRAZENECA (FIOCRUZ): 3 meses

Ambas as vacinas são duas doses para a imunização da COVID-19. Importante lembrar que, enquanto não houver aplicação das duas doses, ninguém está de fato imunizado. Ainda assim, após as aplicações, os cuidados devem ser mantidos. Na próxima semana, novas doses devem chegar a Santa Maria.

Balanço de atendimentos

Um total de 504 atendimentos foram contabilizados. Destes, cerca de 400 atendimentos ocorreram via linhas telefônicas e sua maioria, no período da manhã. Entre os dois números de whatsapp, o total contabilizado foi de 104 atendimentos.

O serviço tem o objetivo de esclarecer as dúvidas da população no que diz respeito ao processo de imunização no município. Atuam na iniciativa, cerca de 40 alunos do técnico e da graduação em Enfermagem da FISMA.

Contatos

Atendimentos pelo chat no site do Centro EnfClin

Telefones (55) 3025-9724, 3025-9727 e 3025-9750

WhatsApp (55) 9 9941-7717 e (55) 9 9608-9860

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

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